“For first you write a sentence,
And then you chop it small;
Then mix the bits and sort them out
Just as they chance to fall:
The order of the phrases
makes no difference at all.”
Lewis Carroll: “Poeta fit, non nascitur. ” In: Rhyme? and Reason? London: Macmillan, 1883.
Reprinted in: The works of Lewis Carroll (Teltham/Middlesex, 1965), p. 804.
[NB: This quote is a small fragment from a fairly long poem. If you read the complete poem, it turns out that the random permutation procedure is merely one of several steps in a more complex method for poetry writing.]*1
.
“Pour faire un poème dadaïste
Prenez un journal.
Prenez des ciseaux.
Choisissez dans le journal un article ayant la longeur que vous comptez donner à votre poème.
Découpez l’article.
Découpez ensuite avec soin chacun des mots qui forment cet article et mettez-les dans un sac.
Agitez doucement.
Sortez ensuite chaque coupière l’une après l’autre.
Copiez consciencieusement dans l’ordre où ellesont quitté le sac.
Le poème vous ressemblera.
Et vous voilà un écrivain infiniment original et d’une sensibilité charmante, encore qu’incomprise du vulgaire.”
Tristan Tzara: Part VIII of “Dada manifeste sur l’amour faible et l’amour amer”, La Vie des Lettres , 4 (April 1921), 434-443.; Oeuvres complètes, Vol.1, Paris, 1975, p. 382.
Seria do meu interesse explorar conceitos como o acaso, enquanto percursor e parte integrante da prática artística entre os espaços bi e tridimensionais. Como o processo mais bem planeado conta sempre com contra tempos e acidentes – uma coisa cai, uma coisa borra, uma coisa parte-se- procuro aqui no âmbito desta disciplina levar estas “partes” esquecidas ou regeitadas e transportá-las para debaixo de um foco. puxar por elas, chamá-las e deixá-las acontecer, aceitá-las. admiti-las como parte integrante e “vital” do processo.
Referências e artistas consultados ou que acho relevantes numa pesquisa neste campo
tangram
Aqui apresentado como referência o jogo do “tangram” é um quebra-cabeça formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças,respeitando um conjunto de regras.
Apesar de haver várias lendas sobre sua origem, uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. É o jogar com o acaso e o admitir desse acaso – ou o jogo entre o “deixar rolar”, o acaso, e o poder manipular e direccionar processos, matérias e formas.
http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=385
manchas do testes Rorscharch
http://deltabravo.net/custody/rorschach.php
Allan McCollum
Untitled Paper Construtions, 1975, lápis, aguarela e acrilico sobre papel.
http://www.allanmccollum.net/amcnet2/album/ups.html
A obra Untitled Paper Constructions consiste em 16 formas impressas em papel. Estas formas são recortadas à mão e posteriormente, como que peças, organizadas em diversas composições resultando em desenhos e pinturas de variadas dimensões.
The Shapes Project,
2005/2006, 7,056 monotipias 4,25cm x 5,5cm cadahttp://www.allanmccollum.net/amcnet2/album/shapes/intro.html
Uma quantidade imensa de figuras singulares. Uma para cada pessoa no mundo estimando a população mundial a meio do século XXI (9.1 bilião no ano de 2050). As figuras são desenhadas pelo artista (partes cortadas e coladas a outras) em formato digital com um sistema básico de criação de figuras projectado pelo mesmo. Em formato digital possibilitando a continuação do projecto por outra pessoa e garantindo também que nenhuma figura seja repetida
Marcel Duchamp
3 standard stoppages
http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=78990
Resulta do acto de deixar cair três cordas de um metro de comprimento a um metro do chão sobre tela. a forma “random” das cordas foi assim assumido e o desenho das curvas recortado nas telas criando novas imagens com a mesma unidade de medida.
Hugo Demartini
Demonstrations in Space, 1968
Untitled, 1956
John Baldessari
Cigar Smoke To match Clouds That Are Different
Trowing balls in the air to get a straitgh line (best of 38 tries)
“Subsequently, Baldessari devised a number of different methods for arriving at unorthodox pictoral solutions that are connected to the real world by photography. Cigar Smoke to Match Clouds That Are Different (By Sight – Side View) (1972-73) and Throwing Balls in the Air to Get a Straiht Line (Best of 36 Tries) (1972-73) demonstrate how camera frees the artist from hand-drawn, formal invention and its accompanying decision-making processes by mechanically providing him with given shapes. In the first work, puffs of smoke from the artist’s mouth are paired with rectangular reproductions of clouds in a group of prints and, in the second, rubber balls assume different configurations against the blackground of the sky in each of four prints.”
in Rorimer – New art in the 60s and 70s, redifinig reality, Thames and Hudson (p.132)
Lurdi Blauth
Silex III – 2002 – 72 Módulos de parafina com matrizes de madeira carbonizadas – 14 x 14 x 4,5cm
““matrizes / fragmentos” – Sandra Rey –sobre trabalho de Lurdi Blauth
As últimas obras de Lurdi Blauth, em exposição, são o resultado de experimentações recentes, conduzidas por um projeto de pesquisa: uma série de impressões de pequenos objetos domésticos -matrizes de gravuras anteriores- queimados gradualmente e prensados sobre papéis durante diferentes etapas do processo; três montagens compostas a partir de módulos de parafina contendo fragmentos de madeira queimada ou vestígios carbonizados.”
Chillida
Walead Beshty
É uma artista cujo trabalho, escultórico e fotográfico questiona a transição da vida quotidiana, os precalços, as pausas e os momentos “entre”. Mais recentemente o seu compromisso com os “in-between” moments desemvolveu-se em termos de produção artística fazendo uso dos transportes de embalagens -actividade comum no procedimento da produção artistica- transportando peças (cubos de vidro), de exposição em exposição que inevitavelmente se danificam na viagem pela empresa/transportadora -mantém uma colaboração não oficial com a FedEx-. as peças, danificadas, são expostas como registos da sua viagem e da transietoriedade destas no espaço da galeria juntamente com os embrulho/ caixas de cartão que serviram para os embalar a servir como pedestais.
(não consegui utilizar as imagens, a consultar no link abaixo)
http://www.we-find-wildness.com/2011/12/walead-beshty/
bibliografia
poema dadaista – http://antologiadoesquecimento.blogspot.com/2005/06/para-fazer-um-poema-dadasta.html
tangram – http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=385
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm25/puzzles/tangram/historiadotangram.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Tangram
http://www.iconica.com.br/arteacaso/artigos/lurdi_blauth.html
http://www.lurdiblauth.com.br/index.html
http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=78990
http://artlist.cz/?id=1187&lang=1
http://www.nadacedrak.com/artists/hugo-demartini/Profile
http://deltabravo.net/custody/rorschach.php
http://www.virose.pt/ml/blogs/sem_10/
____________
- Proposta, intenções inicialmente esboçadas:
o tangram como referência para uma abordagem tridimensional do aceitar formas elegendo-as como peças que possam juntas compor algo conhecido ou reconhecível. ameaçar o acaso e ceixá-lo vir e jogar com este até poder identificar nele coisas do nosso mundo, dar um nome, por uma legenda. torná-lo mais amigável. redesenhá-lo.
Com a ideia de adaptar um jogo de construção de imagens bidimensionais para o plano tridimensional e iniciar e desenvolver um trabalho em pedra, planeio inicialmente estender este projecto em três fases:
Investigar que tamanho/forma e de que material será a peça/objecto inicial e o próprio processo da sua desfragmentação;
Transportar/copiar os fragmentos através de processos subtractivos em pedra, para este mesmo material, em uma escala aumentada, (que considerva ser o principal e mais longa etapa deste projecto),
Posteriormente tenciono proceder ao “encontro” e catalogação das imagens/desenhos que as formas/peças finais, em pedra, poderão compor entre si. os processos de registo desta ultima etapa.
- Desenvolvimento do projecto
Iniciei o projecto escolhendo formas simples, geométricas. A elegida foi a forma esférica (sendo que todos os pontos na sua superfície se encontram à mesma distancia do seu centro) e que pela sua forma, os seus fragmentos apresentaram uma maior diversidade formal que outras formas tridimensionais que sobre as quais exerci o mesmo processo de deixar cair a partir de uma certa altura sobre uma superfície lisa (chão). (fotografias)
(resultados da desfragmentação de outras formas)
-fotografia das esferas-
dimensões:
material:
bolas I, IV, V, gesso
II e III, gesso e pigmentos (oxidos de ferro)
peso:
1ªtentativa
-fotografia dos fragmentos-
Obstáculos de percurso
O gesso, por não estar seco o suficiente resultou em fragmentos muito pequenos e ‘desfarelados’. Repetir
o primeiro resultado surgiu do verter gesso para uma bola de praia na qual foi anteriormente apligada gaze engessada no seu exterior para não deformar
A procura por a elaboração de molde cujos positivos não obrigassem a destruição do negativo levou-e por um percurso vagaroso e muito acidentado que no fim resultou em tirar o molde com silicone suportado por gesso “mother”. Entretanto, deu-se a tiragem das bolas II e III por molde perdido em que a própria bola de praia serve como molde e é destruida a fim de tirar o positivo de dentro . A bola IV e V resultaram de tiragens em gesso do molde “reutilizável”, em silicone.
Para melhor investigar este processo de fragmentar uma bola de gesso em pedaços tratei tirar algumas cópias da primeira forma. para a quais tratei de tirar o molde e várias cópias. Em gesso, compactas – em duas delas usei pigmentos que juntei, sem misturar, ao gesso enquanto o vertia para o molde, criando manchas e assim mais um ponto de partida na minha procura por figuras e desenhos dos “acasos autorizados”
O trabalhar em pedra. Depois desta primeira fase entendi, refiro-me agora aos fragmentos resultantes da primeira esfera de gesso que desconstruí, os relevos e fissuras dos fragmentos com um interesse que, no objectivo inicial (“copiar”, ou transportar estas informações em pedra), deixava algo a desejar. a textura do quebrado tinha interesse por assim o ser, imitá-la, em pedra tirar-lhe ia esse “brilho”.Por considerar e resolver que este percurso inicialmente projectado já não se justificava continuei o projecto investigando por outros processos, outros métodos,outros resultados.
tiragem do molde
-diário de bordo desenhos e fotografias moldes-
-fotografias das esferas-
2ªtentativa
-fotografia resultado da fragmentação-
exercícios
1ª bola
pedaços suspensos; composições, fotografia
fragmentos de gesso, tachas, tinta branca acrílica, barra de ferro, fio nylon
jogo I bidimensional -fotografia do jogo com tabuleiro- A partir as formas resultantes no fragmentar da primeira bola, e do contorno destas, desenvolvi uma versão bidimencional do mesmo conjunto, algumas peças estão em vidro de 3mm, outras em cera colorida. com um tabuleiro, em mdf,
2ªbola
processo
gesso e pigmento azul e castanho. 36 peças, dimensões variadas, catalogadas e com a primeira/segunda camada de resina acrilica
exercícios:
variantes peças bola II s/ papel amarelo 30x30cm – p.escultura pdf
mostra a possibilidade de criar 23980 combinações de peças e quase infinitas composições
composições
sobre papel amarelo 30x30cm, 6×6, chão, sala de aula, FBAUP
Posteriormente a investigar as possibilidades e relações entre as peças e o suporte da folha, parti para exercícios de composição entre: peças, o suporte da folha e o espaço em redor. peças sobre papel. uma só peça em cada papel em variadas composições, seguindo diversas condicionantes por cor, peso, tamanho ou forma. resultando em composições aleatórias; com as peças maiores no centro; com peças menores no centro; crescente de cima para baixo; etc; …). Para cada composição há um registo fotográfico e uma grelha a identificar o nr e posição de determinada peça dentro de determinada composição.
composições peças bola II (todas) sobre papel amarelo 30cm x 30cm
desenhos: contorno; cor; possibilidades variantes -grelhas-
Encadernação I
1desenho x 100
a importância da legenda no reconhecimento de uma imagem – a intrevir
Regras
– utilizar 10 peças tiradas à sorte
– não ultrapassar os limites da folha
– cada peça toca, no mínimo, em outras duas
Desenho caneta pilot 0.4mm, tinta preta
A intrevir: legendar figura
Papel manteigueiro A3
Intrevenção:
– o acontecimento da intervenção consiste no legendar ou na atribuição de um nome/titúlo ao desenho de forma a identificar uma forma ou figura.
– cada pessoa intervêm uma vez
– podem riscar, desenhar, pintar na folha como modo de melhor interpretar a figura identificada
Capa
Encadernação II
– parte I 25×1 completa e parte II 25×1 por intervir
folha: papel canson gr. cmxcm (+ margem de encadernação 1cm )
Regras:
– usar todas as peças
– cada uma tem que tocar outras duas
– assentes ou não no suporte da folha
– não ultrapassar limites da folha
Desenho: contorno caneta preta 0.4mim pilot
Capa (em falta)
.
.
“as resinas,o chão e manchas”
chão da sala de escultura da FBAUP, levantamento e registo dos relevos causados por resinas acidentalmente derramadas -por outrem- no chão.
os desenhos que as manchas de resina criam: a imagem, ou registo fotográfico das manchas (bidimencional)
os volumes,ou registo dos relevos através de moldes (tridimensional) – criação de carimbos
registo da impressão dos volumes -carimbar- sobre cartão: os desenhos que os relevos das resinas criam.
a observar: criação de novos relevos a partir das impressões sobre cartão pelas quantidades de tinta -acrilico preto- suportada nos carimbos
(como de um meio riscador não resulta um traço, mas mais uma adição de matéria sobre o suporte, o chamar bidimensional ou tridimens)
ideias: o transporte do bi ao tridimencional, forma/imagem da forma; registo; repetição; desgaste;
manchas (falta por fotografias)
registo dos relevos – moldes: (falta por fotografias) para o registo dos relevos do chão inicialmente usei perafina quente, em estado liquido, sobre o chão, no entanto e apesar de ter conseguido algumas placas com bastante informação, o tempo de arrefecimento nas bordas é mais rápido que no interior da placa o que faz com que a matéria se eleve ao solidificar -o que faz com que se perca bastante informação. Seguidamente utilizei o silicone que apesar de reter bastante informação, com o catalizar, as manchas de resinas destruíram-se por reação ao silicone. Voltar a tentar. Desta vez com gesso. resultou. dois moldes seleccionados.
registos das impressões (falta digitalizar)
.
“figuras com pele de tinta”
levantamento, recolhas e registos de pedaços de tinta que se foram “descascando” das paredes com o efeito da humidade. local: paredes do nr 218 na rua António Cândido, Paranhos.
(registos fotográficos, mapa, resultados)
tinta plástica, tachas
(não foi apresentado na aula)
“Pontos de Fuga”
papel fotográfico estragado revelado
achei interessante incluir esta abordagem na apresentação do modo que surgiu no mesmo contexto de pesquisa de todo o projecto. as imagens apresentadas resultaram de um processo de revelação fotográfica de papel fotográfico mal conservado, estragado. Que assim o encontrei em desenvolvimento de outros trabalhos. Conta com a mesma procura por imagens, figuras ou um simples, um jogo de ligar pontos a pontos, tal constelações. Guardando novos desenvolvimentos, em aberto.
- apresentação